Hackathon: o que é e como funciona

Olá comunidade EB! Já contamos que no EthereumSP 23 vamos ter um Hackathon, mas será que todos da nossa comunidade sabem o que é um Hackathon e como funciona? Nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre um Hackathon. Vamos nessa?

Segundo a Hackathon Brasil, um Hackathon é uma "maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona)". Ou seja, uma forma de juntar pessoas num espaço (físico ou digital) para construírem algo.

O primeiro hackathon conhecido teve suas origens nos Estados Unidos em 1999. Foi uma maratona de programação que ocorreu em Pittsburgh, na Pensilvânia.

O evento, considerado pioneiro, foi organizado por membros da comunidade de desenvolvedores do sistema operacional OpenBSD. O objetivo era desenvolver novos protocolos de segurança para a plataforma. 

O Conceito de Hackathon

Durante um Hackathon, os participantes são desafiados a desenvolver soluções inovadoras para problemas específicos em um curto período de tempo.

É um ambiente de colaboração intensa, onde programadores, designers e outras mentes criativas se reúnem, geralmente em equipes, para criar algo novo e impactante.

Benefícios e Objetivos

Os Hackathons são conhecidos por promoverem a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução rápida de problemas. Os participantes têm a oportunidade de mergulhar em projetos desafiadores, explorar tecnologias emergentes e aprender com os colegas e mentores presentes.

Além disso, os Hackathons são uma excelente oportunidade para networking e para o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Funcionamento de um Hackathon

Geralmente, um Hackathon ocorre ao longo de um ou mais dias, podendo variar de algumas horas a uma semana, dependendo do evento.

Os participantes formam equipes e recebem um desafio ou um problema a ser resolvido. Eles trabalham de forma intensa, concentrando-se na criação de um protótipo funcional ou em outras entregas definidas pela equipe organizadora do evento.

Durante o Hackathon, é comum haver momentos de mentorias, palestras inspiradoras, workshops e até bootcamps que esclarecem o funcionamento daquele hackathon. É também uma oportunidades para os participantes se conectarem com especialistas da área.

No final do evento, as equipes apresentam suas soluções e um júri avalia os projetos com base em critérios pré-estabelecidos, como: inovação, viabilidade e impacto. Cada hackathon define as regras antecipadamente.

Agora que você sabe o que significa Hackathon, quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar de um hackathon. Esse é o ponto mais importante! O critério básico para participar é estar disposta a contribuir e colaborar em equipe para criar soluções criativas dentro de um determinado período de tempo.

Hackathons podem ter diferentes temas e níveis de habilidade, alguns são abertos para iniciantes e outros são mais avançados, direcionados para profissionais mais experientes.

É comum encontrar hackathons abertos a estudantes, profissionais da indústria, entusiastas de tecnologia e empreendedores, mas isso pode variar dependendo do evento.

E uma grande dica é: procure formar uma equipe diversa, com pessoas de diferentes áreas de atuação. Isso garante não só pluralidade de ideias, mas também mais pessoas para atuarem em diferentes frentes.

Por exemplo: uma equipe com um jornalista, pode ganhar muito em escrita, revisão textual e principalmente em pesquisas. Outra possibilidade: um grupo com um designer pode ganhar muitos pontos na apresentação gráfica do projeto.

Agora imagine, que profissionais seriam essenciais para a concretização do seu projeto?

Tipos de Hackathons

Existem vários modelos, listamos os mais comuns:

Hackathon aberto: É um hackathon onde qualquer pessoa interessada pode participar, independentemente do nível de habilidade. Geralmente é realizado para promover a colaboração, inovação e criatividade em uma ampla gama de áreas temáticas.

Hackathon temático: Nesse modelo ele é focado em um tema específico, como: inteligência artificial, saúde, sustentabilidade, educação, entre outros. Os participantes são incentivados a desenvolver soluções relacionadas ao tema proposto.

Hackathon interno/empresarial: Esses hackathons são organizados dentro de uma empresa ou organização. Os participantes normalmente são funcionários, membros da equipe interna ou convidados e trabalham para resolver problemas ou desenvolver novos projetos relacionados às necessidades da empresa.

Hackathon educacional: Esses hackathons são organizados em instituições educacionais, como escolas, universidades ou centros de treinamento. Eles oferecem aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos, trabalhar em equipe e aprender novas habilidades.

Hackathon social: Esse modelo de hackathon visa abordar questões sociais ou problemas comunitários. Os participantes são incentivados a criar soluções que tenham um impacto positivo na sociedade, como projetos voltados para a inclusão, sustentabilidade, justiça social, entre outros.

Hackathon EthereumSP22

O Hackathon da EthereumSP22 foi realizado no CUBO - Vila Olímpia e foi focado em utilizar blockchain para a resolução de problemas reais. Para isso os projetos desenvolvidos precisam estar alinhados aos ODS.

Mas o que seria ODS?

ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da chamada “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas. São 17 objetivos que abarcam diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais.

De acordo com a ONU, as ODS são um chamado global a ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

E ai, ansiosos para o Hackathon EthereumSP 23?

Em breve traremos muito mais informações. Não deixem de acompanhar o blog e as redes sociais da Ethereum Brasil.

Previous
Previous

Ethereum: 10 curiosidades sobre o ecossistema

Next
Next

Tutorial: Como criar uma carteira MetaMask